terça-feira, 26 de maio de 2009


Quase um ano, que diferença Delhi e Bombay!

Quase um ano na India, agora morando em Delhi. muita mudança. Bombay é mais livre, mais viva, excessiva e transbordante. Delhi é mais cidade, mais ampla, organizada, verde, e entediante. Tem um boato que não se pode sair na rua depois que anoitece porque é excessivamente perigoso. Não acho que seja perigoso, comparado a São Paulo, mas por ser mais tradicional, é mais uma extenção da forma de funncionar dos vilarejos da India rural, onde´por milênios a mulher vive e produz seu dia a dia dentro de casa. não fica bem mulher na rua, sozinha, depois das 8. Daí vem o misoginismo da sociedade indiana, a dominação predominante dos homens nos espaços e esferas públicas, e por isso tem muito caso de estupro (um dos recordes mundiais). delhi não é violento, mas mulher sair a noite não é seguro. Bombay é mais cosmopolita, as pessoas que estão lá tem outras coisas em mente, crescer, fazer dinheiro, se desenvolver profissionalmente. muitas vezes peguei ricksheaw meia-noite, sozinha de volta pra casa e não pega nada. é outro tratamento, outra atmosfera.
vir pra delhi te deixa muito presa em casa, o calor de maio (43 graus la fora) também não te convida a sair.
talvez a diferença que eu to sentindo entre as duas cidades é que em delhi eu to numa área tipo ilha classe média alta, em bombay eu tava morando nas bordas da cidade, frequentava diariamente o mercado de rua local (que loucura), andava bastante, pegava o trem. aqui é taxi. e mercadinho caro que vende importados.
Foi lá que cai de amores pela India, ainda que hoje não to me sentindo tão bem, ainda qeu esteja muito bem, o amor prevalece.
Passsei talvez no primeiro teste, mudei minha vida que tava arranjada de um jeito muito vantajoso e repleto de amigos, segurança e dominando a cidade (depois de apanhar no começo) em Bombay, para uma vida bem masi ou menos em Delhi, mas meu amor pela India permanece intacto.
Quero ficar... tem algo me deixando aqui. num ta na hora de voltar pro Brasil. tem muita coisa pra acontecer aqui, to no começo ainda.
mas o ticket ta marcado, mais um mês.
Seja o que for, eu confio no imã. ele vai puxar de volta rapidinho.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Holy Ganga

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A esfinge

7 meses na India, momento decisivo, assentada e cada vez mais desafiada. Se demorou tempo pra ver por tráz da foto impactante e inexplicavel dos primeiros contatos e trocas com esse lugar, agora estou num lugar. Tantos caminhos diferentes... Contestar tudo até a meu próprio criticismo absoluto, criar sentidos, criar laços e ter calma pra ver. Observar, deixar entrar para dentro dos olhos e coração, deixar as certezas e exigências de lado... muita curiosidade e respeito.. Assim que a India vira Mataji...
Só podendo odiar e rejeitar tudo que a India te joga na cara, sugeira, desorganização, miséria, non-sense, amadorismo em ser secular e modernamente racional se pode ter coração pra se apaixonar pelo que tem de único aqui.
Se vou tentar explicar esse único é porque agradeço a vida pelo privilégio de ta na posição que eu to, de poder tocar com meus sentidos as cores da India e de trocar... de ter adquirido a linguagem, ainda que enquanto estrangeira e que não fala hindy, pra ter acesso a muitas coisas...
Quero mais linguagem, entender mais, ver mais, encontrar mais.

Tentar formar e modelar algo nesse encontro EU e India. A minha India.

Chalo